Quem trabalha com operações logísticas certamente já ouviu falar do canal vermelho. Esse é um dos assuntos mais temidos quando tratamos de importação. A classificação como canal vermelho pode causar prejuízos, atrasos e problemas legais com a Receita Federal Brasileira.
A alfândega brasileira controla todos os procedimentos de importação que ocorrem no país. Os canais de parametrização são utilizados pelo sistema de inteligência da Receita Federal para ajudar a gerenciar e fiscalizar o que entra na fronteira. Cada canal define se a importação terá mais ou menos etapas e custos.
O canal vermelho é uma das piores classificações possíveis. Nesse caso, além da verificação de documentos, comum a outros canais, é feita a inspeção física das mercadorias. Para isso, contêineres e cargas são abertos e avaliados detalhadamente. As conferências são realizadas para verificar se características como peso, quantidade, especificações e classificação fiscal da mercadoria transportada estão alinhadas com as informações apresentadas na documentação.
A maior quantidade de etapas do canal vermelho, causa atrasos inesperados e maiores custos, devido ao maior tempo de armazenagem no terminal. Ainda, podem ser cobradas multas aduaneiras, caso sejam identificados erros na declaração, recolhimento incorreto de impostos ou medidas antidumping.
Para evitar problemas com o temido canal, os especialistas da South America Overseas separaram algumas dicas para você:
✓ Ter toda documentação preenchida e apresentada corretamente de acordo com as normas brasileiras;
✓ Realizar inspeção física da carga;
✓ Planejar a operação com antecedência para que imprevistos não afetem a importação inteira;
✓ Ser parceiro de um agente de cargas experiente para auxiliar com a documentação e com todas exigências e regras da Receita Federal do Brasil.
É preciso ter em mente que, mesmo com todos os cuidados, ainda há a possibilidade da carga ser direcionada ao canal vermelho. Porém, com documentação, mercadorias e planejamento em ordem, os impactos dessa classificação não deverão ser tão significativos.
Quer saber mais sobre como evitar o canal vermelho? Fale com um de nossos especialistas e seja parceiro da South America Overseas!
Conheça a South America Overseas Brasil
Saiba tudo sobre o Despacho Aduaneiro
Como escolher o modal de transporte e a melhor cotação de frete para a sua carga
Como fazer a importação de medicamentos
Estratégias para planejar o embarque de carga no período do Ano Novo Chinês em 2023
Acordos comerciais brasileiros e como eles beneficiam o comércio internacional
Mensagem enviada com sucesso!